O autor

 

39869317_2105048803078162_7142795827478528000_nRobson da Silva Cavalcante é roteirista, ilustrador e autor de histórias em quadrinhos brasileiro, nascido em 07 de julho de 1991 em São Miguel dos Campos, cidade do interior de Alagoas, e crescido em Teotônio Vilela, município do mesmo estado.

Apreciador de narrativas fictícias desde a infância, começou a produzir naquela época suas próprias histórias, que iam desde quadrinhos de ação até livretos com contos de terror ilustrados, confeccionados artesanalmente. No final da adolescência, após conhecer a literatura de nomes como Saramago, Kafka e Paul Auster, aventurou-se na criação dos romances Carne Fé Sina e O Menino e a Parede.

 

2

É, no entanto, com a descoberta da obra de Lourenço Mutarelli, em 2010, e do quadrinho “alternativo”, que Robson decide dedicar-se mais seriamente à arte sequencial. Teve mais tarde em trabalhos de figuras como Toriyama, Will Eisner, Adrian Tomine, Jason e Shiko algumas das principais referências para suas narrativas. A obra de Woody Allen e o atual cinema nordestino também deixaram marcas no trabalho do alagoano, cujos enredos, normalmente ambientados em cidades do interior do nordeste brasileiro, são povoados por personagens imersos em conflitos existenciais, por vezes expostos a situações absurdas.

Oliver - Galinha

Um dos fundadores do Projeto PAIOL, grupo que reúne e publica obras de artistas  vilelenses independentes, Robson possui também trabalhos com audiovisual. Dirigiu os curtas O Colecionador de Dores, A Porta, Anima e Trem Baiano, este último vencedor da VIII Mostra Sururu de Cinema Alagoano (2017) nas categorias Melhor Filme e Melhor Contribuição Artística. São também de sua autoria os documentários Projeto PAIOL: Arte Independente em Teotônio Vilela e Professor: O Tempo e Eu.

Em 2016, foi vencedor do 4º Salão de Humor José Lins do Rego. É autor
das HQs Esquinas, Duda, Estranhos e Os Suicídios de Oliver
O., obra indicada ao 29º Troféu HQMIX nas categorias
Novo Talento Roteirista e Melhor HQ Independente de
Autor.

Atualmente mora em João Pessoa, Paraíba.